sábado, 30 de abril de 2011

Professor do SENAI apresenta estudo em conferência norte-americana


Docente de Jaraguá do Sul vai apresentar estudo sobre uso de materiais inovadores e sua aplicação na como molde de injeção de plásticos


29.04.2011 - O SENAI de Santa Catarina terá um representante na 38ª Conferência Internacional sobre Revestimentos e Deposição de Filmes Metalúrgicos (International Conference on Metallurgical Coatings & Thin Films - ICMCTF), que será realizada em San Diego, nos Estados Unidos, nos dias 1º a 5 de maio. O professor Wilmar Mattes, da unidade de Jaraguá do Sul, vai apresentar um trabalho que faz uma análise da inovadora técnica de usinagem com o material Alumold.

Segundo o docente, o Alumold tem vantagem de ser mais leve em sua densidade e possibilitar maior troca térmica, promovendo assim maior produtividade na injeção de plásticos. No artigo, ele e sua equipe de pesquisa analisam a qualidade superficial e dimensional, o custo, a resistência ao desgaste da ferramenta e a possibilidade da substituição do material na fabricação de molde de injeção de plásticos.

Mattes está cursando pós-doutorado pela UCLA (EUA)/ USP e leciona disciplinas em praticamente todos os nível de educação profissional do SENAI - dos cursos de aprendizagem à pós-graduação. O professor conta que aproveita as aulas para passar aos alunos um pouco do conhecimento de ponta adquirido no pós-doutorado. "Tento mostrar as vantagens desses novos materiais para a eficiência das empresas, para meio ambiente e para o trabalhador, pois nas indústrias eles também vão enfrentar o desafio da inovação tecnológica", conta Wilmar Mattes.

No trabalho o pesquisador mostra que a usinagem do Alumold pode ser feita de forma até 10 vezes mais rápida que com aço e outras vantagens econômicas, como aumento da vida útil das ferramentas de corte, menor gasto de energia elétrica (exige menos força de corte), redução no custo do molde, entre outros.

De acordo com o pós-doutorando, o Alumold possui Condutibilidade Térmica de 3 a 6 vezes maior que a do aço (e igual a ligas de cobre- Berílio), menor tempo de resfriamento das peças e tempo de ciclo de injeção/sopro reduzido.

Sobre o SENAI Santa Catarina

Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância. No ano de 2010, o SENAI/SC registrou mais de 90 mil matrículas.

Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Ao todo, foram realizados em 2010 cerca de 173 mil ensaios laboratoriais, 108 mil horas de consultorias ambientais, tecnológicas e em gestão, além de contribuir para que 532 indústrias a captassem recursos de inovação.

FIESC - Rodovia Admar Gonzaga, 2765 - Itacorubi - 88034-001 - Florianópolis/SC - (48) 3231-4100

Nenhum comentário: