quinta-feira, 30 de junho de 2011

Palestra Formativa HOJE!!!

Prezados Professores,

Nessa quinta-feira, dia 30 de junho, 19h, no auditório do SESI, oportunizaremos aos pais dos alunos da Aprendizagem Industrial de Jaraguá do Sul a palestra Educação: alguns caminhos nas relações entre pais e filhos e da mesma forma estendemos o convite a vocês.



A palestra será ministrada pelo Professor Bruno Packter - Professor Titular de Filosofia Clínica da ACAFIC - Associação Catarinense de Filosofia Clínica de Santa Catarina que apresentará reflexões para todos nós, pais, mediadores, educadores, que interagem diretamente com pessoas, em especial, pessoas em desenvolvimento pessoal.

Segue breve resumo do conteúdo que será abordado:

Filosofia Clínica é o conhecimento da filosofia acadêmica (teoria) direcionada à terapia (prática), centrada no sujeito como um todo no meio em que está inserido. O filósofo clínico usa seus conhecimentos filosóficos, com método e fundamentação, na terapia da pessoa.

Após estudar a historicidade, o que foi vivido, ordenadamente, provavelmente descobriremos diversas formas pelas quais a pessoa pode administrar, erradicar, acomodar, reorientar os problemas da vida. Se cada pessoa possui uma trajetória única na existência, não teríamos como dizer o que fazer antes de conhecê-la; às vezes, mesmo conhecendo podem faltar caminhos.

Ter uma questão existencial que incomoda e que quer tratar com um filósofo não significa ser doente. Cada um de nós é diferente, acabou essa coisa de normais e anormais da maneira clássica dos termos. Somos imensamente diferentes e, em menor grau, parecidos em alguns aspectos. Estou dizendo com o meu trabalho que podemos lidar conosco, com as pessoas, de modo mais humano, mais sereno, com amor e compreensão. A Filosofia Clínica existe para lidar com questões existenciais.

"Meu trabalho procura auxiliar a pessoa. Ter problemas, passar por situações difíceis, sofrer, chorar, estas coisas são parte de nossa existência. Na minha opinião, são às vezes mais necessárias do que a alegria forjada de uma alma construída pelo plástico. Se nossos filhos aprendessem desde pequenos que perder, sofrer, ter raiva, ciúme, inveja são naturais, fazem parte do desenho e das cores da vida, talvez as coisas fossem mais tranquilas existencialmente. A tentativa de sufocar a raiva, o medo, a dor muitas vezes é o que ocasiona mais destes elementos. É como tentar apagar o fogo soprando".

Prof Bruno Packter

Nenhum comentário: