quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

SENAI em Schroeder completa 5 anos de atuação

    No dia 14 de fevereiro, a unidade do SENAI em Schroeder (região norte do Estado), completou cinco anos de atuação. Instalada dentro do Centro de Ensino Técnico e Educacional "Werner Ricardo Voigt" (Rua Marechal Castelo Branco, centro), a unidade funciona como extensão do SENAI em Jaraguá do Sul. A escola conta atualmente com cinco cursos de Aprendizagem Industrial, três cursos técnicos e outros cursos de qualificação.
     O Centro de Ensino Técnico, onde foi instalada a unidade, surgiu da iniciativa do empresário Werner Voigt, um dos fundadores da Weg, em parceria com a prefeitura e Associação Empresarial do município. Em 2012, a unidade registrou 243 matrículas. Já em 2013, a perspectiva é de um grande aumento de alunos, segundo o diretor adjunto da unidade, Michael Siemeintcoski: o ano letivo iniciou com 462 estudantes matriculados e a perspectiva é finalizar 2013 com 830.

     O aumento do número de alunos foi impulsionado pela oferta de cursos gratuitos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e formações antes oferecidas em Jaraguá do Sul, mas que foram realocadas em Schroeder. Recentemente, a unidade passou a contar com mais dois laboratórios, um de costura e outro de risco e corte. A unidade tem como diretor o professor Newton Gilberto Saloman.

     Na área de Aprendizagem Industrial, destinada aos jovens entre 14 e 24 anos, são ofertados os cursos gratuitos de Suporte e Manutenção de Microcomputadores e Redes Locais, Ajustador Mecânico, Eletrônico de Manutenção, Mecânico de Automóveis e Caminhões, além de Confeccionador de Moldes e Roupas (em parceria com a empresa Marisol). Também são ofertados cursos técnicos de Eletrotécnica, Vestuário, Mecânica e Mecânica Automotiva, destinados às pessoas que buscam uma colocação no mercado de trabalho.

     Para atender às necessidades das empresas da região, o SENAI possui parceria com a prefeitura do município e a associação comercial, que auxiliam na análise dos cursos oferecidos. Um exemplo é o curso técnico em manutenção automotiva, lançado em 2013, e o curso técnico em metalurgia, que foi apresentado para avaliação da comunidade empresarial.

     Outra novidade para este ano é a realização de formação básica para jovens e adultos, oferecida pelo SESI, que ocupará 30% do Centro de Ensino Técnico. 



Fonte: Notícias Online Sistema FIESC

Nenhum comentário: