segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

UFSC volta a sonhar com a Curva do Arroz, em Joinville


Depois de cogitar permanecer na Univille, federal reacende esperanças de ter estrutura permanente às margens da BR-101 para receber alunos já em 2012. Saiu o dinheiro para desapropriar o lote do impasse.

A liberação do dinheiro para desapropriar o terreno privado necessário para o início das obras e um princípio de consenso sobre o acesso ao campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na Curva do Arroz, em Joinville, neste mês, fizeram a federal mudar os planos de construir uma estrutura permanente na Universidade da Região de Joinville (Univille), na zona Norte, conforme anunciado em outubro pelas duas instituições.

Em vez de um bloco com três prédios definitivos, em um terreno que seria concedido pela universidade regional, a UFSC vai apenas manter o aluguel de uma parte do local e construir um prédio modular, que não precisa de licitação e pode ser desmontado quando o campus às margens da BR-101 estiver pronto.

O aluguel da área foi aprovado em dezembro pelo conselho de administração da Univille, juntamente com a renovação do aluguel das salas de aulas já ocupadas pelo curso de engenharia de mobilidade (o único ministrado pela federal na cidade). O contrato é de um ano.

Segundo o diretor da UFSC em Joinville, Acires Dias, a alternativa se mostrou mais viável porque a construção de um bloco de 10 mil m² na Univille, como anunciado, seria demorada do mesmo jeito.

A obrigatoriedade de licitar a obra e o fato de a concessão do terreno pertencente a Univille ser judicialmente complexa poderiam fazer a UFSC perder de um ano e meio a dois anos. Nesse tempo, ela irá precisar ter espaço para receber até 1,4 mil alunos.

O reitor da Univille, Paulo Ivo Koehntopp, disse que o conselho entendeu a decisão da federal. Segundo ele, a mudança de planos não altera a relação das duas universidades, o que é confirmado por Acires.

— Vamos continuar dando o apoio necessário e trabalhando em parceria, independentemente de a UFSC estar na Univille ou na Curva do Arroz —, diz Koehntopp.

AN.COM.BR - 10/01/2011.

Nenhum comentário: