sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

SENAI/SC inicia uso de tablets na educação profissional


Florianópolis, 03.02.2011 - Já a partir do primeiro semestre de 2011 o SENAI de Santa Catarina vai desenvolver projetos-pilotos que utilizam tablets (como iPad e Galaxy Tab) nas aulas da instituição. Os equipamentos, que estão em destaque no mundo da tecnologia, serão utilizados como ferramentas pedagógicas para compartilhar conhecimento, promover a interação e aumentar o leque de recursos didáticos disponíveis nas aulas.


Um projeto piloto está sendo implantado com uma turma da cidade de Tubarão, que utilizará os equipamentos para facilitar o uso da Realidade Aumentada em sala de aula e virtualizar recursos educacionais (como apostilas interativas adaptadas ao equipamento). A tecnologia de Realidade Aumentada, aplicada ao universo educacional por profissionais do SENAI, mistura imagens reais com digitais e permite que os usuários visualizem e interajam com objetos tridimensionais, utilizando um computador ou um dispositivo móvel com webcam e um código de ativação (QR code).O projeto foi um dos cinco selecionadas no final de 2010 pelo edital do PITE - Programa de Inovação com Tecnologias Educacionais, do departamento nacional do SENAI.


A instituição também já está desenvolvendo materiais didáticos adaptados aos eReaders (como também são chamados os tablets). O objetivo é criar livros eletrônicos no formato .ePub , que oferecem maior dinamismo na leitura e interação. Será possível, por exemplo, assistir a vídeos dentro do ebook (incluindo as mini-aulas já produzidas pelo SENAI), ver slides de fotos, interagir com imagens e fazer exercícios com correção na hora. Os alunos ainda poderão estudar nas apostilas utilizando os recursos próprios dos tablets, como acesso a dicionários e a conteúdo complementar, entre outros.


Além do projeto piloto realizado na unidade do SENAI em Tubarão, o SENAI/SC já está oferecendo a opção de material didático eletrônico para tablets nos cursos sob demanda para empresas. A opção substitui o material impresso, que em cursos de pós-graduação chega a 15 volumes. Ao longo do ano, alunos de alguns cursos técnicos e de aprendizagem industrial que possuam leitores de livros digitais compatíveis com os formatos disponibilizados pelo SENAI/SC poderão ter acesso aos arquivos eletrônicos das apostilas impressas que utilizam nos cursos. Com isso, vão poder estudar em casa de uma forma mais atrativa.

Disponível em: http://www.sc.senai.br/siteinstitucional/comunicacao/noticias/exibir/id/365

Nenhum comentário: